Quem disse que cearense só gosta de forró? A apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil com sede em Sta Catarina, e a única fora de Moscou na Rússia, foi um sucesso no Theatro José de Alencar no centro da capital fortalezense. O público aplaudiu de pé várias das apresentações desse ballet magnífico. A turnê Nordeste 2012 apresentou o espetáculo Gala Bolshoi. As cidades de Fortaleza, Natal, Campina Grande, Maceió e Camaçari recebem espetáculos, além de workshops, audições e ensaios abertos. É uma oportunidade ímpar de ver de perto o trabalho maravilhoso dessa escola que em pouco mais de 12 anos no Brasil só tem oferecido orgulho ao povo brasileiro, pois temos a honra de termos essa oportunidade de desenvolver talentos com uma parceria do BNDES, Ministério da Cultura, amigos do Bolshoi e parceiros que os apoiam e não deixam essa ideia suprema morrer.
Fomentados pela vontade de aprender, os alunos dessa instituição sem fins lucrativos, deixam-nos um legado de força e perseverança e a oportunidade de valorização da música e do ballet clássico, assim como valoriza a arte, o folclore e a cultura popular brasileiras. O clássico e o contemporâneo estão de mãos dadas nesse projeto de dança. "Gala Bolshoi" é composto por coreografias diversas, com dança contemporânea e trechos de renomados balés de repertório, que proporcionam múltiplas emoções e uma mistura de ritmos estrangeiros e tipicamente brasileiros. Os bailarinos demonstraram segurança em suas apresentações solo e, também, nas coletivas. O conjunto da apresentação magnífica foi apenas resultado do trabalho árduo e disciplinar de professores e alunos da instituição.
Atualmente a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, tem oferecido qualidade de excelência no ensino de balé a crianças e adolescentes não só de Joinville em Santa Catarina, mas de diversas partes do Brasil. O país do forró, frevo, samba e de outros gêneros musicais também pode se orgulhar de incentivar e contribuir com a formação de jovens que se dedicam à arte, à cultura e à dança de forma prazerosa e dedicada.
A oportunidade não rendeu bons frutos somente aos que se apresentaram no teatro, mas deixou-me feliz por ter tido a oportunidade de vê-los se apresentando em minha cidade. Após a conclusão de "Os olhos não veem, o coração sente" livro de minha autoria, tive incentivos para dar continuidade a outra obra com a mesma temática do ballet outrora vivenciado. Eu havia parado a obra em uma parte delicada para dar continuidade e eis que me aparece a oportunidade de assistir ao balé sem ter que me descolar para Sta Catarina, mas agora, vem outra parte difícil... Como vou a Moscou - Rússia? Estou tentando ver fotos de algumas apresentações do ballet Bolshoi através da internet, mas confesso que estou receosa, pois nada melhor do que ver realmente para melhor narrar. Quem escreve sabe do que estou falando, pois a arte literária não é apenas inspiração, digamos que seja 1% de inspiração e 99% de pesquisa e dedicação... Tenho fé!
Um comentário:
Obrigada. Visitei seu blog e achei tudo muito fofo e interessante. Beijos pra você. Visite-me sempre que puder e divulgue. Até...
Postar um comentário